Confiança Criativa. Você tem?

Felipe Zamana
3 min readFeb 4, 2019

--

Click here for the English version.

A Criatividade foi descrita pelo Fórum Econômico Mundial como uma das competências essenciais para 2020. Entretanto, ainda não estamos preparados para esse futuro.

Para usufruir plenamente do nosso potencial criativo, é preciso desenvolver nossa CONFIANÇA CRIATIVA. Essa confiança está ligada a nossa capacidade de imaginar, explorar e conhecer o mundo que nos cerca, o que nos permitirá desenvolver as competências e habilidades necessárias para nos adaptarmos a essa nova realidade. A Criatividade é crucial para o avanço econômico, científico, social, artístico e cultural, e estimulá-la irá nos preparar para solucionar problemas que ainda nem surgiram.

A educação tem um papel imprescindível na construção deste futuro. A maioria dos jovens tem o desejo de fazer algo que tenha significado e seja desafiador, mas a realidade é que a maioria das escolas e universidades não os incentivam a serem criativos e inovadores.

Comigo foi assim na época da escola, me sentia deslocado. O que eu era obrigado a aprender não fazia sentido para mim; eu tinha interesses e curiosidades distintas, além da minha forma de pensar e de me expressar que não condizia com o que era esperado e exigido. Depois de terminar a escola, não me sentia preparado para enfrentar o “mundo lá fora”, como costumavam me dizer.

Mas um dia, tudo mudou. Quando conheci a Criatividade, foi amor à primeira vista. Foi como encontrar a peça perdida do quebra-cabeça. Tudo começou a fazer sentido, e agora eu dedico minha vida a estudá-la.

Mas uma pergunta não saía da minha cabeça: será que outras pessoas também se sentem como eu me sentia?

Essa pergunta me seguiu até o Mestrado, onde resolvi descobrir como os estudantes do ensino superior se sentem em relação à estimulação da criatividade e ao desenvolvimento do potencial criativo em sala de aula. Os resultados foram claros: eles possuem diversas inseguranças, principalmente no que diz respeito a correr riscos, fundamental para a criatividade e inovação. Além disso, a falta de confiança pode levá-los a não explorarem o seu potencial criativo por completo, resultando em profissionais incapazes de inovar e pensar criativamente e, consequentemente, despreparados para o futuro que os aguarda.

Estimular a criatividade dá espaço para o indivíduo criar confiança. Essa confiança vem de se fazer parte de uma cultura ou de um grupo com um conjunto comum de crenças e valores, que se mantêm quando é gerenciada de forma ativa e colaborativa.

Encorajar e motivar as pessoas a serem criativas é a melhor estratégia para prepará-las para um futuro brilhante.

--

--

Felipe Zamana
Felipe Zamana

Written by Felipe Zamana

💡Creativity Management for Decision-Makers | Author, Keynote Speaker, and Consultant | PhD Researcher

No responses yet